Malco e a graça de Cristo

Hoje vamos falar de um homem que passou despercebido em uma história tão contada. Em um momento crucial da história de Jesus ele aparece para receber a graça de Jesus em sua vida.

Mas quem é Malco?

Malco era um homem que tinha um sonho: ser um sacerdote. Segundo historiadores, ele passou a vida estudando, obedecendo às regras, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando do seu superior, foi ao encontro de Jesus para prendê-lo.

De acordo com a lei da época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado.

“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18.10)

Imagine você que naquele instante quando Pedro arranca a orelha direita de Malco, Pedro sem saber destrói o sonho de um homem. Malco havia estudado e se aplicado a vida inteira para exercer o seu chamado e em questão de segundos vê seu sonho acabado.

E quantas vezes nós , de uma hora para outra, temos nossos sonhos encerrados por alguém ou algum acontecimento? E pior, quem o faz é alguém que anda com o Mestre ou alguém tão próximo de nós. Mas o que quero enfatizar é que não podemos impedir que cortem ou tentem impedir os nossos sonhos, mas podemos estar perto de um Senhor que pode reconstruí-los. Um Senhor que é cheio de graça!

Em Lucas capítulo 22.51 diz: Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Lucas 22.50-51

Viu? Malco estava diante daquele que sabia dos seus sonhos e que além de saber, tinha o poder de restaurá-los.

Olhando para a vida deste servo vejo que ele foi um homem alcançado pela graça de Cristo. Foi o penúltimo a ser abençoado por Jesus antes da crucificação, era da parte dos “inimigos” de Jesus, e mesmo sem merecer qualquer atenção e muito menos um milagre, ele o recebeu!

E quantos Malcos existem por ai que mesmo não sendo um discípulo de Cristo, mesmo sendo um “inimigo” Jesus, ainda assim são alcançados pela graça de Jesus?

Malco deve ter se perguntado: Eu venho prender este homem e ele reconstrói a minha orelha?

Neste instante ele acabava de provar da graça de Deus sobre a sua vida.

E sabe o que é interessante nisso tudo? Todos nós um dia fomos Malco. Andávamos no lado oposto dos caminhos de Cristo, fazíamos parte do exército dos inimigos e mesmo assim, quando estávamos com nossos sonhos escorrendo pelo ralo, Jesus aparece e reconstrói todos ele, assim como fez com Malco.

E talvez você ainda é um Malco, ainda anda na contra-mão de Deus, ainda se encontra no exército dos inimigos dele, mas eu quero lhe dizer que a graça deste Deus te alcança todos os dias quando você coloca a sua cabeça no travesseiro e dorme. Quando sua família chega em casa em segurança. Quando você acorda com saúde todos os dias. Ainda que você não mereça!!

Seja você um Malco ou um ex-Malco, o fato é que Jesus te ama do jeito que você é e essa graça que é derramada sobre você é a prova disso.

Jesus é aquele que com um toque pode reconstruir aquilo que foi quebrado, curar o que foi ferido e alicerçar o que está prestes a ruir. E tudo isso ele faz por amor!!

A nossa oração é que Cristo possa reconstruir as nossas vidas e os nossos sonhos com a sua graça poderosa.

N’Ele, hoje e sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso endereço: Rua Dr. Jesuíno Maciel 445 - São Paulo

© Copyright - 2015 - Igreja Cristã da Família Brooklin - Todos os Direitos Reservados